segunda-feira, 20 de abril de 2009

RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS - 6º ANO - HISTÓRIA - MACE

Capítulo 01 – Introdução à História – RESOLUÇÕES
Refletindo sobre o texto (p.20)
1) A História é o fruto do desenvolvimento histórico das sociedades sob diferentes aspectos. O mundo é do jeito que é na atualidade devido ao impacto que o homem fez perante o tempo.
2) Porque foram eles que pela primeira vez usaram informações da realidade sobre o passado. Heródoto viajou por muitos países e registrou suas memórias sobre as terras e os povos que conheceu. Tucídides, por sua vez, utilizou de informações colhidas e sua experiência para analisar as origens e as causas da guerra do Peloponeso. É bom lembrarmos que a História Antiga é recheada de mitologia.
3) Para realizar seu trabalho os historiadores costumam recorrer às fontes de pesquisa. Elas podem ser de dois tipos: as fontes escritas (os jornais, manuscritos, cartas, etc) e as fontes não-escritas (utensílios, armas, ferramentas, etc).
4) A História valoriza tanto os atores individuais como a coletividade humana.
5) Sim, existe diferença entre fato e interpretação. Podemos chamar de fato os acontecimentos tomados isoladamente. Quanto à interpretação, está é a principal tarefa do historiador procurar entender e explicar as causas, as consequências e as influências que os fatos causaram e causam sobre a sociedade.
6) O calendário gregoriano, adotado por todos os povos cristãos ocidentais, fixou o ano do nascimento de Jesus Cristo como o marco divisório e fundamental da contagem de tempo, o ano 1, substituindo assim, o marco da data da fundação de Roma, determinado pelo calendário Juliano. Todos os acontecimentos que precederam o ano 1 passaram a ser datados com ocorridos antes de Cristo (a.C), e os acontecimentos posteriores ao ano 1 começaram a ser datados como ocorridos depois de Cristo (d.C).
7) Para se determinar a qual século pertence determinado ano pode-se somar uma unidade à casa da centena do numeral. No entanto, essa regra não vale para os anos terminados em 00. Alguns exemplos: o ano 35 corresponde ao século I, o ano 726 corresponde ao século VIII, o ano 1092 corresponde ao século XI e ao ano 1920 ao século XX.
8) O critério adotado, mas que atualmente é bastante debatido e cuja aceitação não é mais unânime, foi o do aparecimento da escrita por volta de 4000 a.C. os 2,5 milhões de anos anteriores a essa data pertencem à Pré-história.
Segundo os historiadores ocidentais, Pré-história e História estão subdivididas: Pré-História (Paleolítico – Neolítico – Idade dos Metais) e História (Antiga – Medieval – Moderna – Contemporânea).
9) É importante termos em mente que as datas são importantes para relatividade dos acontecimentos.

Quem viveu conta a História (p.20)
1) São dois os aspectos fundamentais da História apresentados por Políbio:
  • Conhecer primeiramente a veracidade dos acontecimentos que efetivamente ocorreram;
  • Descobrir a causa dos resultados dos acontecimentos (fracasso ou sucesso);

2) Ela pode nos ajudar a entender o presente e planejar o futuro ao buscar analogias do passado que ilustrem o presente e projetem o futuro. Por exemplo, apesar de os Estados Unidos serem uma democracia, podemos buscar analogias do comportamento do presidente Bush em regimes autoritários do passado.

Em síntese (p.20)
1) É a necessidade das pessoas desenvolverem uma reflexão mais crítica do mundo em que vivem, percebendo e lidando com a complexidade que é a vida em sociedade ao longo do tempo.

Nenhum comentário: