segunda-feira, 20 de abril de 2009

RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS - 7º ANO - HISTÓRIA - MACE

Capítulo 02 – O Renascimento do comércio e das cidades – RESOLUÇÕES
Refletindo sobre o texto (p.31)
1) As invasões bárbaras contribuíram para o declínio do comércio e o despovoamento das cidades européias. As atividades comerciais foram reduzidas às trocas locais, o dinheiro foi perdendo seu valor e quase deixou de ser usado. As populações abandonaram suas casas e migraram para o campo.
2) O movimento cruzadista possibilitou a reabertura do Mar Mediterrâneo, intensificando, a partir de então, o renascimento comercial e urbano. Pelo Mediterrâneo, os mercadores europeus retomaram o intercâmbio com os povos do Oriente.
3) A região de Flandres era um importante centro de recepção e distribuição das mercadorias orientais, trazidas pelos mercadores italianos, e dos produtos vindos do Mar Báltico. Quanto às cidades do norte da Península Itálica (Veneza – Pisa – Gênova) eram intermediárias dos negócios entre a Europa e o Oriente, exercendo domínio sobre o lucrativo comércio de especiarias.
4) Com o renascimento do comércio o dinheiro passou a ser necessário novamente para a compra e a venda de mercadorias. Junto com o reaparecimento do dinheiro desenvolveram-se as operações financeiras (conversão de moedas – empréstimos). O movimento do comércio também colaborou com o renascimento urbano.
5) Tanto no passado como no presente nas feiras e mercados compram-se e vendem-se mercadorias. Na Baixa Idade Média as feiras funcionavam diferentemente: elas eram itinerantes e de caráter temporário. Os mercados porém eram estabelecimentos fixos que desenvolviam atividades permanentes.
6) Os cambistas funcionavam como banqueiros: pesavam, avaliavam e trocavam as diferentes espécies de moedas existentes e que circulavam nas feiras. Eram facilitadores das negociações bem como faziam empréstimos e cobravam. Este tipo de serviço deu origem aos estabelecimentos bancários.
7) As cidades eram composta por muralhas para a proteção de ataques de bandidos. As condições de vida eram precárias. As construções eram feitas sem nenhum tipo de planejamento o lixo era atirado na rua e o esgoto era a céu aberto.
8) As corporações eram agrupamentos de burgueses, habitantes dos burgos (cidades) e tinham como finalidade a reserva do mercado urbano para seus associados que recebiam proteção contra os concorrentes de outras cidades.
9) Eram os moradores dos burgos. Dedicavam-se a diferentes tipos de atividades e não dependiam dos feudos e da relação com os senhores feudais para sobreviverem, ou seja, dependiam estritamente do trabalho que executavam e do dinheiro que pudessem obter.

Quem viveu conta a história (p.31)
1) O século XIII foi marcado por um aumento populacional, fenômeno que pressionou as estruturas do sistema feudal. Com o reaparecimento do comércio surgi também um novo grupo social os burgueses.
2) Pela rota Veneza-Oriente as especiarias das Índias chegavam ao mercado europeu e a cidade de Constantinopla era um grande entreposto comercial e o Mar Mediterrâneo era a via marítima.
3) No final do século XV navegadores portugueses, financiados pelos mercadores de Lisboa e do Porto, descobriram o caminho marítimo para as Índias pelo Oceano Atlântico. Esse novo caminho resultou na mudança de domínio marítimo dos italianos para os portugueses.

Nenhum comentário: