segunda-feira, 20 de abril de 2009

RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS - 6º ANO - HISTÓRIA - MACE

Capítulo 04 – A Mesopotâmia – RESOLUÇÕES
Refletindo sobre o texto (p.62)
1) A palavra, de origem grega, significa “terra entre rios”. A Mesopotâmia era a região situada entre os rios Tigre e Eufrates, hoje o atual Iraque.
2) Sumérios, acádios, amoritas, hititas e caldeus.
3) Para se adaptarem e aproveitarem os recursos naturais e as condições geográficas da região da Mesopotâmia, os diferentes povos que ocuparam a região desenvolveram técnicas de irrigação, construindo canais, diques, represas e cisternas – para o controle da distribuição das águas – e um sistema de drenagem – para sanear os pântanos.
4) Principais aspectos: diversidade de profissões encontradas nos centros urbanos – existência de uma diversidade de construções – grande concentração de pessoas nas cidades – promoção dos cultos, etc.
5) A escrita cuneiforme é aquela cujos sinais são angulosos, lembrando a forma de cunha. Era feita com estiletes sobre tabuletas de argila crua. Já os zigurates eram pirâmides de deraus escalonados, geralmente com sete andares.
6) Semelhanças: tanto no Egito como na Mesopotâmia percebemos que a agricultura só foi possível devido às grandes obras de represamento de água; a religião politeísta foi comum as duas regiões.
Diferenças: o vale do Rio Nilo foi habitado por um único povo – os egípcios – enquanto a vasta região da Mesopotâmia foi habitada por diversos povos; a unificação do Egito ocorreu por volta de 3200 a.C e assim se manteve já na Mesopotâmia não houve a constituição de um país, pois a unificação das cidades-estados foi instável.
7) Na Antiguidade a região da Mesopotâmia foi um rico entreposto comercial, pois em suas várias cidades havia culturas de diversos grãos (trigo – cevada – cebola), além de fabricar tecidos, armas, ferramentas e cerâmicas. Hoje, uma das principais riquezas exploradas na região é o petróleo, uma das maiores jazidas do mundo.

Quem viveu conta a História (p.62)
1) Construída com tijolos de argila de sete metros de espessura, era cercada de água por todos os lados. Possuía mais de 550 torres. Suas muralhas foram as mais extensas já encontradas, sendo maior de todas as cidades-fortalezas já construídas até hoje por mãos humanas.
2) Com uma política instável, cheia de dissidências, entre os partidos, Babel ruiu principalmente em razão de suas lutas internas.

Em síntese (p.62)
1) Não, pois ao reconhecer que a sociedade dividia-se em três camadas (homens livres, subalternos e escravos) o código de Hamurabi estabelecia direitos e deveres específicos para cada uma delas. Assim os homens livres tinham privilégios que eram proibidos às outras camadas.
2) São civilizações que existiram no mesmo período cronológico, isto é, na mesma época. A partir disto podemos concluir que cada sociedade tem o seu tempo histórico, ou seja, desenvolve-se de acordo com as circunstâncias que criam e estão submetidas, resultando em ritmos de vida diferentes, mesmo que sejam contemporâneas.
3) Na antiga Mesopotâmia a religião era politeísta. Já o atual Iraque segue a religião monoteísta islâmica, segundo a qual Alá é o Deus supremo.

Nenhum comentário: