segunda-feira, 20 de abril de 2009

RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS - 6º ANO - HISTÓRIA - MACE

Capítulo 02 – O mais longo capítulo da História – RESOLUÇÕES
Refletindo sobre o texto (p.36)
1) O ser humano distingue-se dos outros primatas devido a seu andar ereto, grande inteligência e extrema sociabilidade. Essas características, de algum modo, também estão presentes nos outros primatas. No entanto, os seres humanos aliam a elas a linguagem e a capacidade de diversificar a maneira de ser. Quanto à linguagem somente o ser humano consegue combinar palavras e construir frases seguindo uma gramática e atribuindo ao mesmo tempo significados variados, coisas que os outros primatas não conseguem. Somente os seres humanos conseguem diversificar sua forma de viver e ser.
2) Porque é difícil determinar em que momento o comportamento do ser humano começou a se diferenciar de outros primatas.
3) Por motivos decorativos, como ritual mágico de caça, como meio de educar as crianças ou, ainda, pelo simples fato de querer pintar.
4) O acontecimento usado para marcar a divisão entre Pré-história e História é a invenção da escrita, porém é algo que vem sendo discutido nos dias atuais sobre a validade desse marco.
5) A) No período Paleolítico era comum a caça, a pesca, a coleta de frutos, raízes e plantas comestíveis.
B) Os instrumentos utilizados eram rudimentares, feitos de ossos, chifres, galhos de árvores, lascas de pedras os quais eram alterados para melhor se adequarem às necessidades humanas.
6) O fogo é fonte de calor e luz. No Paleolítico, além de iluminar as cavernas e cozinhar os alimentos, o fogo também ajudava a espantar outros animais.
7) Provavelmente, em torno da fogueira, aproveitando o seu calor e sua luz, as sociedades do Paleolítico aprenderam a conviver em grupos, intensificando a vida em sociedade.
8) A) No Neolítico deu-se o início à agricultura e o pastoreio, ou seja, os homens começaram a domesticar as plantas e os animais.
B) Nesse período foram aperfeiçoadas as armas e ferramentas de pedra. Os novos instrumentos, feitos a partir de pedras polidas, passaram a ser mais fortes, resistentes e especializados que os anteriores. Também nesse período passou-se a utilizar a roda.
C) As pessoas no Neolítico passaram a especializar-se em suas tarefas. Assim, havia o agricultor, que plantava e colhia; o pastor, que cuidava dos rebanhos e manadas; o tecelão, que fazia cerâmicas e utensílios.
9) Ao conhecer meios de plantar e colher os frutos de que necessita, o antigo coletor passa a ser agricultor, fixando-se próximo das terras férteis. Portanto, deixa de ser nômade para se dedicar ao plantio.
10) No neolítico o ser humano passou a ter mais condições para enfrentar o frio e a fome e de proteger-se de ataques. Quanto mais aproveitava os recursos que a natureza oferecia, demonstrando ter um certo domínio sobre ela, melhores condições de sobrevivência alcançava.
11) Na Idade dos Metais o ser humano conseguiu dominar as técnicas de metalurgia, podendo, assim, fabricar instrumentos de ferro, cobre e bronze. Foi nesse período também que ocorreu uma verdadeira revolução urbana ocorreram, por exemplo, a transformação de pequenas aldeias em cidades. O barco a vela e a carroça foram aperfeiçoadas revolucionando os meios de transporte. Enfim ocorreram várias transformações que facilitaram o cotidiano das pessoas.
12) A guerra era um recurso para conquistar territórios e vencer inimigos, uma prática cada vez mais recorrente na vida das sociedades. Algo importante a frisar também é a escravização do seu semelhante, geralmente em decorrência das guerras.
13) Com tantas características que nos fazem semelhantes, temos, de certa forma, uma relação de parentesco, mesmo que longínqua, com os outros humanos que habitam a Terra.

Nenhum comentário: