segunda-feira, 20 de abril de 2009

RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS - 7º ANO - HISTÓRIA - MACE

Capítulo 01 – As Cruzadas – RESOLUÇÕES
Refletindo sobre o texto (p.18)
1) A expansão muçulmana se estendeu pelo Oriente Médio, norte da África, sul da Península Itálica e Península Ibérica, ou seja, por toda a bacia do Mar Mediterrâneo. Nesta situação, os europeus estavam isolados dentro do continente e quase sem contato com o mundo exterior. Uma dos motivos para que os cristãos europeus promovessem as Cruzadas foi romper com esse cerco muçulmano.
2) A Igreja Romana via nas Cruzadas um meio de expandir a fé cristã, fortalecer o Papado e aumentar seu poder com o domínio dos lugares sagrados do cristianismo. A nobreza, sem terras, encarava as Cruzadas como uma oportunidade de conquistar novos territórios,onde receberia feudos e faria fortuna. As cidades italianas viam nas Cruzadas a possibilidade de reabrir o Mediterrâneo aos europeus. O império Bizantino via nas Cruzadas um instrumento para expulsar os muçulmanos de suas terras e recuperar o domínio sobre suas províncias na Ásia.
3) Os cruzados fundaram diversos estados cristãos na Terra Santa: o reino de Jerusalém, o principado de Antioquia e os condados de Edessa e Tripoli. Nesses estados, as terras foram divididas em feudos e distribuídas entre os nobres vitoriosos. A Igreja foi a que mais terras acumulou.
4) Foi a guerra empreendida pelos pequenos reinos cristãos localizados na Península Ibérica a partir do século XI, e, contando com o apoio da Igreja, tinha o objetivo de retomar os territórios peninsulares dos muçulmanos.
5) O movimento cruzadista possibilitou aos cristãos europeus a retomada do controle do Mar Mediterrâneo bem como foram reabertas as rotas comerciais de especiarias. O movimento também acelerou o processo de decadência do sistema feudal europeu.
6) Estados de Israel, Líbano e Síria.

Quem viveu conta a História (p.18)
1) 2 ) Lutas e guerras motivadas por diferenças étnicas, culturais e pela intolerância religiosa. Por exemplo conflitos entre palestinos e judeus no Oriente Médio e o conflito entre paquistaneses muçulmanos e indianos em torno do território da Caxemira.


Em síntese (p.18)
1) Essas epígrafes demonstram que a religião católica, tanto quanto qualquer outra pode ser usada e ter suas doutrinas interpretadas com tal grau de fanatismo que levem seus adeptos a justificar guerras por elas.

Nenhum comentário: