segunda-feira, 20 de abril de 2009

RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS - 7º ANO - HISTÓRIA - MACE

Capítulo 03 – As Monarquias Européias – RESOLUÇÕES
Refletindo sobre o texto (p.43)
1) O poder político era dividido e descentralizado, sendo exercido por diversas autoridades. Por exemplo, a figura do rei era meramente simbólica. Duques, condes e dentre outros eram aqueles que possuíam tropas como também eram responsáveis em cobrar impostos. Durante o apogeu do feudalismo o poder político, militar e econômico estava distribuído entre os senhores feudais.
2) O renascimento comercial impulsionou o desenvolvimento de uma economia de mercado tendo como base o dinheiro juntamente com o comércio ressurgem-se as cidades ou burgos.
3) A constituição de Estados cuja principal característica era a centralização do poder monárquico, ou seja, o poder político que outrora estava nas mãos dos senhores feudais agora estava concentrado nas mãos dos reis, cuja autoridade aumentava cada vez mais.
4) Poder centralizado nas mãos de um único soberano; forças armadas permanentes (exército – marinha – polícia); aparelho administrativo organizado (impostos – dinheiro – leis – justiça); burocracia civil e militar (funcionários a serviço do Estado em tempo integral).
5) A guerra dos Cem Anos possibilitou à França a consolidação política da monarquia nacional centralizada, uma vez que o conflito provocou a ruína econômica e o enfraquecimento político dos nobres franceses. Os reis se valeram disso para centralizar o poder político e fortalecer ainda mais o aparelho administrativo.
6) Devido aos horrores da guerra, os ingleses passaram a exigir um governo forte, que restaurasse a paz, a ordem e a segurança do país. A ascensão do nobre Henrique Tudor ao trono se deu com grande apoio da burguesia e das cidades.
7) Foi a guerra empreendida por reinos cristãos de Leão, Castela, Aragão e Navarra, a partir do século X contra os muçulmanos, a fim de recuperar suas terras.
8) O Sacro Império permaneceu dividido por causa das guerras religiosas entre católicos e protestantes durante os períodos da Reforma e Contra-Reforma. Já a Península Itálica estava mergulhada em uma grande crise econômica e seu território dividido entre a Igreja, os franceses e os espanhóis. Essa instabilidade vivida pelas duas regiões dificultava a unificação.

Quem viveu conta a Histria (p.43)
1) O navegador Cristóvão Colombo chegou à América.
2) Os reis católicos ordenaram que todos os habitantes mouros e judeus da região fossem convertidos ao cristianismo. Aqueles que se recusaram e permaneceram fieis a sua antiga religião foram expulsos da Espanha.

Em síntese (p.43)
1) A formação das monarquias centralizadas fizeram do rei uma figura de maior poder, tornando significativo seu papel político, econômico e jurídico. Torna-se a figura de maior poder em seus domínios, mas ainda se respeita e reconhece o poder divino.

Nenhum comentário: